O Governo do Estado do Piauí, através da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (INVESTE Piauí) e do Laboratório de Inovação do Piauí (LIPI), publicou nessa terça-feira (21) o edital para o 1º Ciclo do Programa de Inovação Aberta do Governo do Estado do Piauí – PIAGEP, com desafios relacionados à área da Segurança Pública.

O programa tem o objetivo de criar um elo entre os desafios do governo e as capacidades do mercado, realizando conexões entre esses desafios e pessoas físicas, startups, consórcios de empresas, ou qualquer outra pessoa jurídica capaz de implementar soluções inovadoras e tecnológicas através da inovação aberta.

Inicialmente, foram elencados três desafios. O primeiro é automatizar a análise de dados textuais contidos nos Boletins de Ocorrência e detectar padrões criminais, utilizando técnicas de Inteligência Artificial (IA), de modo a auxiliar a confecção de relatórios e a atuação mais eficiente das forças policiais; Integração com Sistemas de Atendimento ao Público, onde a solução se integrará aos sistemas de atendimento ao público, focados na comunicação de ocorrências policiais; Detecção de Padrões e Tendências Criminais, onde o processamento possibilitará a detecção de padrões e tendências criminais, com foco em MVIs (Mortes Violentas Intencionais), com alertas em tempo real sobre a ocorrência de homicídios; Criação de Chatbot para facilitar a comunicação entre a sociedade e os órgãos vinculados à Secretaria de Segurança.

O segundo desafio é elaborar um sistema para analisar e interpretar dados relacionados às ações das forças de Segurança Pública, identificar padrões criminais, avaliar políticas públicas e gerar relatórios e visualizações de dados claras e informativas, a fim de apoiar a tomada de decisões.

No terceiro desafio, a Secretaria solicita a automação da coleta e análise de informações referentes ao uso de recursos humanos e equipamentos da Secretaria de Segurança Pública, possibilitando a melhor gestão e alocação desses recursos; Vigilância aprimorada de solução com a capacidade de alertar as autoridades para ações ilegais em tempo real.

“O Governo do Estado, através deste modelo de inovação aberta, lança este edital para o mercado de startups. A Secretaria de Segurança realizou um estudo com os principais desafios e os lança para buscar soluções inovadoras no combate à criminalidade no Piauí”, explicou o secretário de Segurança, Chico Lucas.

O lançamento dos desafios acontecerá até o dia 30 de junho, através do site startuppiaui.com/lipi. As propostas selecionadas pelo Comitê Técnico receberão um investimento financeiro para a execução da prova de conceito, de R$ 20 mil a R$ 100 mil. Ainda segundo o edital, o prazo máximo para a execução da prova de conceito será de seis seis meses.

Fonte: CCOM-PI