O secretário de Administração do Estado, Franzé Silva, informou que o Governo vai pagar neste mês 50% do valor dos reajustes previstos em lei a várias categorias de servidores públicos estaduais. De acordo com o gestor, o aumento é uma combinação dos valores que o Estado pode pagar levando em consideração o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a situação financeira do Estado. O valor vai gerar um impacto de aproximadamente R$ 8 milhões na folha de pagamento.

Fonteles: objetivo é evitar um problema maior para a sociedade
Fonteles: objetivo é evitar um problema maior para a sociedade

“O Governo teve uma primeira rodada de negociações com as categorias de servidores, explicamos a situação financeira, abrimos o caixa do Estado para garantir transparência e agora contamos com o voto de confiança dos servidores”, diz Franzé.

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, explicou que atualmente o Estado tem uma margem pequena para conceder reajuste e agora o Governo planeja negociar com as categorias o parcelamento da outra parte para janeiro ou fevereiro do próximo ano.

“Quando a gente observa o fluxo financeiro e o gasto com pessoal, a gente enxerga uma dificuldade enorme para os próximos meses. É com prudência, cautela e muito diálogo que temos propostos essas soluções para atender o que está previsto em lei, os direitos adquiridos dos servidores, mas que não gere um problema ainda maior para a sociedade”, afirma Fonteles.

Nos últimos dias, representantes do Governo têm se reunido com policiais civis, militares, corpo de bombeiros, técnicos da educação, além de professores da Universidade Estadual do Piauí para negociar pagamento de reajustes. O reajuste em questão foi acertado em 2011 e agora, o Governo negocia o pagamento de 50%, ficando a outra parte para janeiro ou fevereiro do ano que vem.

Fonte: Jornal O Dia