Os servidores administrativos da Secretaria de Educação de Parnaíba vão iniciar nesta quarta-feira, 05, mais uma greve da categoria. Dessa vez, zeladores, merendeiras, secretarias escolares dentre outros profissionais estão reivindicando o Plano de Cargos da Educação, melhorias de trabalho e as horas extras dos sábados letivos.

As 509 servidoras e servidores que compõem o quadro efetivo de Administrativos da Seduc estão desde agosto de 2022 negociando com a gestão municipal a Gratificação de Atividade em Educação (GAE). Em março foi negociado a gratificação e a categoria acatou com a condição de que, se a Gestão não honrasse o acordo no primeiro dia útil de abril, após o pagamento, a categoria iria deflagrar o movimento grevistas por tempo indeterminado.

De acordo com a secretaria escolar, Andrea Olival, que também é mãe de aluno da escola municipal, a greve foi decretada após todos os prazos judiciais e da espera da Gratificação de Atividade em Educação que deveria ter sido implantada nos salários no mês de março.

“Vamos aproveitar essa reivindicação da GAE e lutar por melhorias de trabalho, merendas escolares de qualidade e ainda pelas horas extras dos sábados letivos que não estão sendo pagos, pois a nossa carga horária é de 40 horas semanais e não estamos recebendo as horas extras”.

Andrea comentou também que foi solicitado livre acesso na tribuna da câmara dos vereadores de Parnaíba e que durante a greve a categoria vai fazer algumas visitas a secretaria de educação, Fatima Silveira, para cobrar o direito dos servidores.