Os recentes casos de violência contra mulheres no Piauí, acenderam o alerta da população para os mecanismos de proteção e combate a esse tipo de crime. Em Parnaíba, o Grupamento de Atendimento Especial à Criança, ao Idoso e à Mulher (Gaecim) tem atuado frente a essas ocorrências e também nas fiscalizações das medidas protetivas.

Segundo a coordenadora do grupamento, Sargento Elineuda Morais, o efetivo tem trabalhado para um atendimento mais ágil e assertivo juntos às vítimas. “Atendemos de 3 a 4 ocorrências diariamente aqui no Batalhão, sendo que a maioria desses casos são relativos a violência contra mulheres. Além disso, atuamos nas fiscalizações das medidas protetivas já existentes”, explica.

Atualmente, o Gaecim conta com um efetivo de 13 policiais e apenas uma viatura disponível para os atendimentos. Mas diante da crescente necessidade, a expectativa é que a estrutura do agrupamento receba reforços em breve. “Esperamos contar com o reforço dos alunos do curso de formação que logo estarão à disposição da comunidade. Também há possibilidade de recebermos uma Patrulha da Maria da Penha, que deve se instalar aqui junto ao Gaecim”, completa.

O atendimento do Gaecim às pessoas ou vítimas que desejam realizar denúncias acontece pelo 190 ou ainda pelo telefone (86) 9 8858-1269. “Quero aqui lembrar que as mulheres que se sentem ameaçadas podem contar com o nosso trabalho e de toda rede de apoio que nos acompanha. Hoje em dia as medidas protetivas têm saído com menos de 48h da solicitação, o que representa uma segurança a mais para essas vítimas”, conclui a Sargento.