A rede hospitalar do Estado do Piauí esteve em pleno funcionamento durante o Carnaval 2015, com a realização de 3.959 atendimentos nos hospitais de Bom Jesus, Floriano, Parnaíba e Picos. Desses, apenas 30 pacientes foram encaminhados pela Central de Regulação do Estado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Os dados referem-se ao período de 13 a 17 de fevereiro e foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde.
Para o secretário de Saúde, Francisco Costa, essa é uma amostra do fortalecimento dos hospitais regionais. “Trabalhamos para transformar Bom Jesus, Picos, Parnaíba e Floriano como polos de saúde, com maior resolutividade e capacidade de atendimento em média e alta complexidade”, explica.
“Mesmo em um período curto de gestão, com diretores interinos e num momento de grande demanda de atendimento hospitalar, conseguimos reduzir essa regulação, mostrando o fortalecimento dos hospitais regionais”, comenta.
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, enviou somente um paciente, de aproximadamente 1.300 atendidos no período de 13 a 17 de fevereiro. Um corpo multidisciplinar, formado por neurocirurgião, ortopedista, cirurgião-geral, obstetra e clínico geral, e as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) deram um suporte significativo na diminuição das transferências.
Ainda no litoral, o atendimento pré-hospitalar aos foliões ocorreu na orla, com intuito de reduzir os encaminhamentos aos hospitais. Nas praias de Atalaia, Coqueiro, Pedra do Sal e Cajueiro da Praia, três equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores realizaram 1.244 atendimentos. Mais de 90% desses casos foram atendidos nesses pontos e os casos mais graves, encaminhados ao HEDA, em Parnaíba.
Fonte: Ccom
Edição: Portal Costa Norte