Hemocentro Regional de Parnaíba enfrenta situação crítica com estoques de sangue baixos
O Hemocentro Regional de Parnaíba enfrenta um dos momentos mais críticos, com estoques de sangue em níveis extremamente baixos. A instituição, responsável por abastecer hospitais na região norte e na região dos Cocais do Piauí, destaca a urgência de novas doações para atender emergências, cirurgias e tratamentos médicos.
Tradicionalmente, o final de ano já traz uma redução de até 30% nas doações, mas em 2025 a situação está ainda mais grave. O período chuvoso, que dificulta a locomoção de doadores, agrava ainda mais o cenário. “Estamos em uma situação emergencial. Há muitos pacientes em hospitais aguardando por cirurgias ou transfusões e, para isso, precisamos urgentemente de doações. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas os pacientes com fator RH negativo enfrentam uma situação ainda mais delicada”, alerta a Dra. Mariema Bona, Hematologista do Hemocentro.
Requisitos para Doação
O Hemocentro reforça que doar sangue é um gesto simples, mas que salva vidas. Para ser um doador, é necessário:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar em boas condições de saúde e bem alimentado;
- Evitar alimentos gordurosos antes da doação;
- Não consumir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
- Apresentar um documento oficial com foto.
Como Contribuir
As doações podem ser feitas diretamente no Hemocentro Regional de Parnaíba, localizado na Rua Vera Cruz, 870 – Bairro São José, Parnaíba – PI. O atendimento é realizado em um ambiente seguro e preparado para receber voluntários, seguindo todos os protocolos de saúde.
Hemocentro Regional de Parnaíba enfrenta situação crítica com estoques de sangue baixos