heraclito01

Iniciando a primeira rodada de entrevistas com os candidatos que visam ocupar uma das vagas pertencentes ao Piauí na Câmara Federal nas Eleições de 2014, o Jornal da Costa Norte recebeu na edição desta quarta-feira (27/08) o candidato a deputado federal Heráclito Fortes (PSB), da coligação “Piauí no Coração”. O ex-senador destacou suas ideias e propostas, bem como comentou a atual conjuntura política com a sua candidata a Presidente da República, Marina Silva, ter crescido nas últimas pesquisas.

Logo no início da entrevista, a jornalista Carol Porto perguntou para Heráclito Fortes qual é a sua avaliação com relação às últimas pesquisas eleitorais divulgadas com a intenção de votos para Presidente da República, onde mostra o crescimento da candidata do PSB (Partido Socialista Brasileiro), Marina Silva, após o falecimento do então candidato a presidente Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo.

heraclito02

“Tínhamos no momento anterior, três candidatos: a Dilma em um processo de saturação, o Aécio com um discurso pouco convincente, e o Eduardo Campos que seria a grande novidade. Mas o que faltava para o Eduardo era ele ser reconhecido nacionalmente. Porém, somente com a sua morte que o Brasil tomou conhecimento quem era aquele grande nordestino. E a Marina, como sua vice, entrou justamente com essa bandeira do surgimento, igualmente ela fez em 2010. Então, ela começou a despontar de maneira veloz, chegando a encostar-se aos percentuais com a principal adversária, a candidata à reeleição Dilma Rousseff”, avaliou Heráclito Fortes.

Em seguida, o candidato e ex-senador da República, afirmou que todo este cenário de crescente em torno do nome de Marina Silva para Presidente do Brasil, pode sim influenciar no atual cenário político do Estado do Piauí. “Eu não tenho nenhuma dúvida que isto pode influenciar. Essas campanhas são siamesas, onde uma puxa e a outra empurra”, ponderou.

heraclito03

Quando questionado com relação aos investimentos direcionado a saúde pública, Heráclito Fortes foi pontual em dizer que durante a sua trajetória política conseguiu dois grandes marcos na história do Piauí, no que diz respeito ao assunto saúde. “Quando fui prefeito da capital piauiense criei o Pronto Socorro Municipal e lancei o programa SOS Teresina, que mais tarde viria a se transformar no SAMU e ganhar dimensões nacionais”, disse.

Mas para o candidato, todos os serviços básicos que são ofertados para a população, passam pela educação. Segundo ele, se eleito irá implantar um projeto arrojado para beneficiar os alunos, principalmente do ensino superior, com a construção de albergues dentro ou próximo aos campi universitários para que os estudantes que possuem residência em cidades distantes possam estar cada vez mais perto do local onde estudam. Para ele, isso diminuiria os riscos de assaltos e os alunos teriam mais tranquilidade em não pagar aluguel.

heraclito05

“Eu quero construir com o meu orçamento, se eleito deputado, vários albergues. Parnaíba, por exemplo, está sendo contemplada agora com um curso de medicina, e nós não temos aonde acomodar os estudantes que irão vir de outras cidades. Esse é um modelo que estou copiando da Europa e dos Estados Unidos, que eu acho fundamental para o estudante brasileiro”, explicou Heráclito Fortes.

Com relação às propostas voltadas ao turismo, principalmente nesta região norte do Piauí, o candidato a deputado federal afirmou que é preciso que o porto seja concluído e que posteriormente seja construída uma marina em Luís Correia. Pois segundo ele, há cerca de 300 barcos de luxos que passam pela costa e precisam de abastecimento e não tem aonde parar. De acordo com Heráclito Fortes, essas embarcações ao pararem em nosso litoral com vários turistas a bordo, estes iriam tomar conhecimento das belezas naturais do Delta do Parnaíba, e com certeza iriam querer visitar, impulsionando o turismo local.

heraclito06

O candidato ainda falou da necessidade da reativação da ferrovia interligando o litoral até a transnordestina. Nas considerações finais, Heráclito Fortes afirmou que a sua campanha é impulsionada pelo povo que afirma “ele está fazendo falta”. “Quero agradecer ao povo de Parnaíba que vem me acolhendo carinhosamente nesta caminhada, de maneira impressionante. O Piauí sente falta em ter uma voz representativa, e eu quero voltar para ser a voz e representar cada piauiense em Brasília”, concluiu.

Heráclito Fortes (PSB) foi o primeiro candidato a deputado federal a ser entrevistado pela TV Costa Norte (canal 4) nesta primeira rodada, que ainda terá outros candidatos de coligações distintas. A produção do JCN estar entrando em contato com a assessoria das demais coligações para indicarem um candidato para falar com o telespectador parnaibano, sempre com o mesmo tempo que os outros, conforme determina a legislação eleitoral. Vale lembrar que na próxima segunda-feira (01/09), dando continuidade ainda a primeira rodada de entrevistas dos candidatos a deputados estaduais, será a vez de Deusimar Brito, o “Tererê” (PSDB).

heraclito07

Por Kairo Amaral