O corpo de Gilton Viana Silva, 31 anos, natural de Santana do Maranhão (MA), foi encontrado carbonizado no fim da tarde de sábado (23/09), no assentamento Monte Alegre, zona rural de Parnaíba (PI). O 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí Major Osmar recebeu a denúncia às 16h45 de que foram ouvidos disparos de arma de fogo na região e da presença de um corpo carbonizado.

Duas guarnições militares, sob comando do major Bernardo Pereira, seguiram para o local e constaram o crime que tem caracteres de execução e requintes de crueldade. Gilton estava com o rosto encoberto por um tecido. Indícios de que não era para ver seus executores. Os policiais militares tentaram colher informações sobre o crime, realizando ronda pelo local; mas sem sucesso. Ninguém quis se manifestar.

Uma equipe do Departamento Macrorregional da Polícia Científica de Parnaíba realizou a perícia inicial e o corpo foi removido para o IML. Há possibilidade de que Gilton Viana Silva tenha sido queimado vivo; bem como, o mesmo teria sido levado em um carro até o local do crime.