Discussão entre conhecidos encerra em assassinato por golpe de faca. O homicídio aconteceu às 22h15 de quarta-feira (10/02) na Praça Arimatéia Carvalho, no conjunto Joaz Souza, Bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba. A lesão teve como vítima fatal Cândido Gomes de Araújo, 27 anos, conhecido “Candinho” e o acusado foi identificado como Walleson Carlos Rodrigues de Oliveira, 25 anos, ambos moradores do conjunto.
Segundo o subtenente da Polícia Militar Muniz Leal, oficial do Comando de Policiamento da Área (CPA), sua guarnição fez um patrulhamento na conhecida Praça do Joaz Souza e poucos minutos depois soube de uma pessoa esfaqueada. Policias da Força Tática, e o próprio oficial CPA, ao chegaram ao local já se depararam com a vítima sem vida e deitada em cima de um banco da praça.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) averiguou o corpo e constatou a morte. Uma testemunha, que não quis se identificar, disse que estava com um amigo em um bar na praça e viu o ocorrido. Disse que Cândido Araújo estava empurrando uma bicicleta quando foi iniciada uma discussão com Walleson Oliveira. Com o agravo das discussões Walleson teria pegado uma faca e golpeou Cândido. A perfuração foi acima do peito esquerdo. Segundo a Perícia Criminal, a perfuração atingiu o pulmão e houve um afogamento da vítima com o próprio sangue.
Ainda, segundo a testemunha, Cândido Araújo andava inquieto e perdia sangue, quando foi para o banco e se deitou. A testemunha disse que foi socorrer a vítima, que instantes depois morreu. A Perícia Criminal registrou o ocorrido e o corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML). A Polícia Militar foi até o endereço dos familiares do acusado, mas este já se encontrava foragido.
Um trabalho conjunto foi iniciado para encontrar o acusado. Uma guarnição da Força Tática, comandada pelo sargento Paulo Roberto; outra guarnição comandada pelo sargento Marcos Antônio; e uma terceira, comandada pelo subtenente Muniz Leal, se articularam no sentido de capturar Walleson Oliveira. Segundo o sargento Marcos, Walleson foi visto por volta das 03h30 na Avenida José de Moraes Correia, Bairro Santa Luzia. Os policiais fizeram a abordagem, sem que o acusado reagisse foi preso e conduzido para a Central de Flagrantes.
Segundo o subtenente Muniz Leal, Walleson confessou a autoria do crime. Na Central de Flagrantes alegou que agiu para se defender, que não estava com faca e que foi Cândido quem se feriu sozinho. Afirmou ainda que já foi preso por furto e violência doméstica. A faca utilizada no crime foi não foi apreendida.
Por Daniel Santos