Depois de preso por se envolver em briga com o irmão, Gustavo dos Santos retornou pra casa promovendo quebradeira e agrediu além do irmão novamente, também sua mãe na manhã de sexta-feira (08/12), no Conjunto Dom Rufino IV, Quadra F-2, Bairro Igaraçu, em Parnaíba (PI). Diante disso, a Polícia Militar, através da Patrulha Maria da Penha, seguiu para o local por volta das 10h.

A senhora Raimunda Santos havia sido agredida física e verbalmente pelo próprio filho. Este, por sua vez, havia arrebentado uma janela, que brando tudo em casas, deu chutes e socos no irmão, depois partiu pra cima da sua mãe e a violentou a socos, tirando sangue da face de sua progenitora e deixando fortes hematomas no seio esquerdo, do lado do coração, além de outras lesões devido aos chutes. Gustavo tentou atear fogo na casa ao incendiar um colchão.

Diante do desespero, a senhora Raimunda chamou a Polícia Militar e Gustavo fugiu de casa. Os policiais o localizaram e realizaram acompanhamento tático, foi necessário seguir o agressor a pé; pois adentrou a terrenos, pulava cercas e adentrava ao mato se distanciando.

Quando os policiais conseguiram capturá-lo, resistiu de maneira que houve luta corporal intensa. Foram efetuados quatro disparos de arma de fogo para intimidar Gustavo, que acabou sendo levado para a Central de Flagrantes com leves lesões devido a resistência. Gustavo dos Santos foi apresentado à autoridade policial por lesão corporal dolosa, ameaça, injúria dentro da Lei Maria da Penha e resistência a prisão.