O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) está possibilitando o atendimento mais rápido de pessoas identificadas com algum tipo de câncer. Pra tanto, uma equipe de oncologistas está disponível inicialmente três vezes por semana, segunda, quarta e sexta-feira, a partir das sete da manhã até às 19h, dentro do processo de implantação do serviço. O que houve foi a ampliação da cobertura através do HEDA, como porta de entrada para pacientes oncológicos.

 

“A gente tem dois públicos de pacientes oncológicos são os pacientes clínicos e os pacientes cirúrgicos. Os pacientes clínicos quando têm uma suspeita de neoplasia, nós chamamos esses profissionais para fazer uma triagem destes pacientes se for suspeita alta para neoplasia para câncer eles fazem a transferência desses pacientes para a Unacon. Em relação aos procedimentos cirúrgicos, a gente faz a biopsia desses fragmentos e se for positivo para câncer, nós chamamos a família e o paciente e o profissional oncologista e já encaminhamos para a unidade de oncologia”, informou Carlos Teixeira, diretor clínico do HEDA.

 

Antes os pacientes com câncer ou com suspeitas deveriam procurar as Unidades Básicas de Saúde para ter acesso aos serviços oncológicos pela Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), agora é possível pelo Hospital Dirceu e de forma mais célere. Mais acessibilidade a profissionais especializados em oncologia através do Hospital Dirceu Arcoverde, consequente, tratamentos em pacientes com câncer, na Unacon.

 

“Antigamente a porta de entrada para a Unacon de Parnaíba era através dos postos de saúde, pela alta complexidade e pela alta demanda demorava um pouco para esses atendimentos. Com a porta de entrada sendo feita no Heda, a gente consegue acelerar os atendimentos. Então, no máximo em 48 horas estamos marcando a consulta e no máximo quatro dias está sendo atendido e dado seguimento ao tratamento”, esclareceu Carlos Teixeira.