No mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno o Hospital Dirceu Arcoverde – HEDA, desenvolveu algumas ações para incentivar e auxiliar  mães que têm dificuldades para amamentar. Entre elas está a criação de um posto de coleta de leite humano que está sendo finalizado.

 

Em entrevista para TV Costa Norte, Janaílda Furtado (foto acima), diretora administrativa do hospital falou sobre a iniciativa. “Tem situações em que a mãe ou é HIV positivo ou não tem o leite ainda, por algum motivo que não tenha leite para amamentar, a gente vai ter esse posto de coleta, onde vamos oferecer para os bebês prematuros um leite de qualidade e rico em vitamina”, informou.

 

A diretora explicou  a importância de incentivar a amamentação. “Com o incentivo a amamentação já tem estudos que provam que reduz em até 13% a mortalidade infantil e a mortalidade das crianças até 5 anos de idade. Além dos benefícios para a criança também é bom para a mãe pois já tem estudos comprovando que quem amamenta seu bebê tem menos chances de desenvolver alguns tipos de câncer”, disse.

 

Janaílda conta que o hospital recebeu o selo de  Hospital Amigo da Criança (IHAC). “Recebemos recentemente o selo de  Hospital Amigo da Criança (IHAC) que é uma política do Ministério da Saúde e da Unicef para escolher alguns hospitais e dizer que esse hospital se preocupa com a mãe, se preocupa com o bebê, tem qualidade na assistência  materno-infantil”, comentou.

 

O Agosto Dourado foi criado em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para discutir a importância da amamentação para a saúde da criança.

 

A campanha “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira” foi lançada neste mês pelo Ministério da Saúde para informar sobre a importância do estímulo à amamentação pela família, empregadores, profissionais de saúde e sociedade.