A partir do mês de setembro de 2020, o Hospital e Maternidade Dr. Marques Basto em Parnaíba, norte do Piauí, torna-se pioneiro e referência no tratamento dos casos de alta complexidade na Região. O Hospital está preparado para atender pacientes com  patologias que afetam a sua saúde, em  especial, os que necessitam de atendimento realizado por equipes médicas multidisciplinares, contando com equipamento  tecnológico de ponta.

 

 A implantação do serviço de atendimento de alta complexidade faz parte das ações estratégicas e metas de crescimento da instituição, que comemora 80 anos de prestação de serviço e inovação na saúde.

No final do ano passado, o hospital foi habilitado pela Ministério da Saúde para realizar procedimentos de Alta Complexidade em Cardiologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, investiu em equipamentos, estrutura e profissionais habilitados para oferecer o serviço de alta complexidade à comunidade parnaibana e pacientes das cidades circunvizinhas. A equipe de trabalho é composta por dois cirurgiões cardíacos coordenados pelo Dr. Dib Tajra, experiente cardiologista piauiense.

 

A princípio a instituição trabalha com a meta de realização de duas cirurgias por semana, com previsão de aumentar para 16 até o fim de dezembro. Seguindo a um planejamento mensal, o Hospital dá continuidade nessa quinta-feira (10) as cirurgias cardíacas.  “Os pacientes são encaminhados através da rede municipal de saúde ou da regulação estadual de saúde para o Hospital e Maternidade Marques Basto. O atendimento de alta complexidade vem para atender uma fila reprimida considerável de pacientes que necessitam de procedimentos cardiológicos,” esclarece Mirócles Veras, diretor administrativo.

 

Ascom