Após 23 anos, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí UFPI) foi inaugurado, no final da manhã desta sexta-feira (9). Deputados federais e parlamentares estaduais, além de secretários e ex-reitores da UFPI participaram da cerimônia de abertura.
A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, não compareceram ao ato solene por conta de suas agendas. O governador do Piauí, Wilson Martins, também não participou e foi representado pelo vice-governador, Moraes Filho.
De acordo com o superintendente do HU, Avelar Alves da Silva, o funcionamento da unidade de saúde ocorrerá de forma gradual. “O Hospital Universitário estará totalmente disponível para a população até o final de dezembro, pois já funcionamos de forma parcial deste o dia 31 de outubro”.
Até o momento, são oferecidos para a comunidade: tratamento de cabeça e pescoço, do sistema urinário, do sistema digestivo, do sistema cardiovascular, atendimento cirúrgico e saúde da mulher.
Com uma capacidade para atender 18 mil pessoas por mês. Conforme o reitor da Ufpi, Luis Júnior, quando a unidade de saúde estiver em total operação, ela terá a capacidade de realizar de 1200 a 1500 atendimentos por dia, além de 23.760 consultas e 1.320 cirurgias por mês.
No total, o HU tem 300 leitos e estão disponíveis desde o dia 31 de outubro, 50 leitos. Outros 50, que incluem os leitos das UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo), devem funcionar em dezembro, período em que o Hospital Universitário vai passar a atender casos de alta complexidade.
Esvaziar corredores do HUT
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Rodrigues Filho, disse durante a abertura do Hospital Universitário possibilitará uma diminuição significativa no número de atendimentos realizados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que segundo ele, encontra-se com capacidade de atendimento superada.
“ Com mais uma unidade de saúde na capital, o HUT conseguirá atender mais pacientes, seja oriundos de municípios piauienses ou de cidades dos estados vizinhos, como por exemplo, o Maranhão”, informou o presidente.
Fonte: Portal da Clube