Tratar de modo articulado aspectos do ensino e da pesquisa em História, ao incentivar a socialização de novas abordagens e práticas de ensino concebido entorno da temática: Ensino de História e Diversidade Cultural. Esses são uns dos objetivos da I Semana de História da Universidade Estadual do Piauí- UESPI, campus Professor Alexandre Alves, em Parnaíba, que será realizada nos dias 11 a 14 de novembro.
De acordo com a organização, o evento também problematiza questões essenciais à formação de professores da educação básica e superior, incentivando o desenvolvimento da produção científica e cultural no Piauí, assim como LDB de 1996, e as leis 10.639/03 e 11.645/08, que propõe a inclusão do Ensino da História e da Cultura Indígena, Africana e Afro- brasileira na Educação Básica como mecanismo de construção da cidadania, aliando políticas de ações afirmativas, direcionadas aos segmentos da sociedade brasileira que foram historicamente subjugados ou esquecidos.
Em relação ao Ensino de História, o desafio para viabilizar a aplicação da nova legislação tem sido a debilidade na formação acadêmica das licenciaturas. Em abordagens tradicionais, as culturas indígena e africana são tratadas de forma superficial, despertando pouco interesse entre alunos e professores. Desta forma, o evento prioriza aspectos da diversidade cultural, educação patrimonial e análise de materiais didáticos, como uma das iniciativas para suprir a carência de formação na área de Ciências Humanas, Pedagogia e Letras. Além disso, representa o esforço de aprofundar o diálogo entre o cotidiano escolar, a produção acadêmica e as diferentes sociabilidades vivenciadas na cidade.
Com a participação e contribuição de profissionais e, com reconhecida produção em diversos temas e áreas do saber, a I Semana de História surge como importante espaço para formação e atualização, especialmente, para professores e alunos de História e áreas afins, promovendo o intercâmbio de experiências entre pesquisadores, estudantes e docentes da Educação Básica. Objetiva, portanto, articular uma gama de atividades que visam fortalecer o desenvolvimento da pesquisa e do ensino em História, fomentando o debate sobre a necessidade de conceber profissionais qualificados e com compromisso social para atuar na sociedade contemporânea. Parnaíba, outubro de 2013.