O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia hoje (20) a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, também chamada apenas de Pesquisa do Entorno. O levantamento registra informações sobre a infraestrutura urbana de todos os municípios do país e faz parte do projeto do Censo Demográfico. Até o dia 12 de julho, agentes censitários estarão nas ruas para coletar dados sobre temas como acessibilidade, arborização e presença de equipamentos públicos.

 

Por meio da Pesquisa do Entorno, é feito o reconhecimento dos locais onde os recenseadores irão passar durante a coleta domiciliar do Censo Demográfico. Assim, os agentes censitários – que supervisionam diretamente o trabalho dos recenseadores – conhecem a realidade de campo e podem prever e buscar soluções para eventuais dificuldades. Mais de 3,6 mil setores censitários serão percorridos nos 224 municípios do Piauí – em todo o país, serão 325 mil setores nos 5.570 municípios.

 

Dez quesitos serão investigados na Pesquisa do Entorno: capacidade de circulação da via, existência de pavimentação, existência de bueiro ou boca de lobo, existência de iluminação pública, existência de calçada, existência de rampa para cadeirante, arborização, existência de ponto de ônibus ou van, existência de sinalização para bicicletas e presença de obstáculos na calçada. Os três últimos temas citados serão pesquisados de forma inédita.

 

Durante a realização da Pesquisa do Entorno, não ocorrem entrevistas com moradores. O trabalho é executado exclusivamente por meio de observação em campo e registro das informações em formulário digital. Os agentes censitários podem ser reconhecidos por utilizarem colete, boné e crachá com a logo do IBGE.

 

Além de ser atividade preparativa para o Censo, os dados obtidos com a Pesquisa do Entorno são úteis para a elaboração de diversas políticas públicas. As informações podem ser utilizadas nas três esferas de governo para o desenvolvimento de projetos que melhorem o saneamento básico, a mobilidade urbana, a inclusão social e a segurança pública, por exemplo.

 

Os recenseadores do IBGE visitarão todos os domicílios do país a partir de 1º de agosto. No Piauí, mais de 3 mil pessoas farão parte da força de trabalho diretamente envolvida com a operação censitária. Cerca de 900 mil domicílios serão visitados em todo o estado. Com o trabalho de reconhecimento do território realizado na Pesquisa do Entorno, os recenseadores terão subsídios atualizados para garantir melhor cobertura na coleta do Censo.

 

Fonte: IBGE-PI