O IBGE está em fase de finalização do Censo 2022. No Piauí a coleta atingiu quase 96% dos domicílios em dezembro de 2022. Agora os recenseadores estão na busca por moradores ausentes ou que se recusaram a receber o IBGE para a pesquisa. A proposta é que a área do litoral piauiense se aproxime dos 100% da população.
Em Parnaíba o censo começou em agosto de 2022 com 117 recenseadores que foram as residências perguntar sobre as condições de moradia da população, quantidade de moradores nos domicílios, trabalho e renda da população. Tudo para fazer o levantamento de como estão vivendo os brasileiros e colher dados para ajudar os representantes a investir em politicas públicas.
De acordo com o coordenador do IBGE, responsável pela área de Parnaíba, Raimundo Mendes de Sousa, a pesquisa demora entre 2 a 3 minutos e está acontecendo de forma presencial, por telefone e ainda pela internet.
“Esses minutos de coleta de dados podem ajudar toda a nação e contemplar muitos brasileiros, por isso pedimos aos moradores que recebam a nossa equipe. Através deles dados vamos conhecer a população brasileira e embasar a formulação de políticas públicas, balizar pesquisas acadêmicas e subsidiar a distribuição da verba federal de acordo com a população de cada cidade” comenta Raimundo Mendes.
O coordenador dos 11 municípios do litoral piauiense indica os moradores que não responderam a pesquisa a procurar o IBGE através do telefone (86) 2221-1892