A presidente Dilma Rousseff teria 41% das intenções de voto e venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje, segundo pesquisa Ibope em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo e divulgada nesta quinta-feira (24). O cenário muda pouco se a ex-senadora Marina Silva entra no lugar do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Os dois anunciaram aliança no início do mês .
Em três dos quatro cenários propostos, Dilma tem entre 39% e 41% das intenções de voto, porcentagem que supera a soma dos adversários. O único cenário em que isso não acontece é quando Marina e Serra estão no páreo. Neste caso, a situação é de empate técnico.
Levando em conta o cenário mais provável para 2014, Dilma contra Aécio Neves e Campos, a presidente teria 41%; o senador, 14%; e o governador de Pernambuco, 10%. Marina, no lugar de Campos na disputa, teria o dobro de votos dele e chegaria a 21%. Dilma, no entanto, oscilaria de 41% para 39% e o mesmo aconteceria com Aécio, de 14% para 13%.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 143 municípios entre os dias 17 e 21 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Fonte: IG