Idosos na condução de veículos. Foto: Daniel Santos

O aumento do número de idosos tentando tirar a primeira habilitação está mais frequente. No Piauí mais de 40 mil tiraram a CNH. Em Parnaíba, mais que a primeira habilitação, os idosos tem renovado a carteira.

 A terceira idade no trânsito tem se tornado mais comum porque muitos idosos tem tirado a habilitação para poder conduzir um veículo. O aposentado João Nascimento de 79 anos está entrando com um processo para conseguir se habilitar pela primeira vez. “Comprei uma moto e eu e meu filho vamos tirar a habilitação”, explicou. Exemplo de tantos outros que querem conduzir um veículo em situação regularizada.

No ano de 2012 o número de pessoas com mais de 60 anos de idade buscando tirar a habilitação para dirigir foi de 40.048 pessoas. A realidade na 1ª Circunscrição Regional de Trânsito em Parnaíba, a CIRETRAN, também destaca a renovação da documentação pela terceira idade.  “A demanda aumenta em cada ano, mas a procura pela renovação da carteira acontece muito”, disse João Batista Oliveira dos Santos, diretor do órgão.

Não há restrição para que a pessoa idosa possa dirigir já que o processo para aquisição da carteira é o mesmo para todos, mas é o médico que atesta quem pode ou não dirigir. Os instrutores de autoescola acabam tendo que realizar um trabalho diferenciado ao ensinar um idoso a conduzir um veículo. “ Alguns aprendem rápido e outros levam mais tempo.É necessário um tratamento diferenciado”, observou Myler Silva, instrutor de autoescola. O que faz uma pessoa de mais idade ou mais jovem ser um bom condutor é a consciência de uma condução responsável dentro das normas necessárias de segurança, segundo a legislação.