Celebração Eucarística no cemitério. Foto: Daniel Santos

A tradição está na visita aos cemitérios para rezar pelos entes queridos fenecidos. Dia de finados, 02 de novembro, é um dia de oração, principalmente, para os fiéis católicos. Em sinal de respeito e saudade, as pessoas decoram os túmulos com flores.

Na crença de que a oração ameniza o sofrimento das almas, muitos rezam diante dos túmulos com velas acesas. Por conta do Dia de Finados, os dez cemitérios de Parnaíba estão movimentados, os horários de maior circulação de visitantes são no início da manhã e no final da tarde. Para Ana Lúcia Mesquita zelar pelas sepulturas é uma forma de respeitar os falecidos.

O dia de oração para os católicos iniciou nos cemitérios mais visitados com a celebração eucarística, como o ocorrido no cemitério Santana, no bairro Piauí. As pessoas participam da missa como forma de homenagear os mortos e rogar por eles.

Segundo o padre Marcos Amorim, a igreja católica propõe a busca pela indulgência para a salvação de parentes falecidos através da oração. O dia de finados é uma oportunidade de recordar dos entes queridos nos momentos de felicidade, ao invés da imagem mórbida dos túmulos. A data em favor das almas é um dia de reflexões e orações pela vida e pela esperança.