Em visita a Parnaíba, litoral do Piauí, o Superintendente Estadual de Polícia Técnico Científica, dr. Antônio Nunes, anunciou a implantação de uma equipe de peritos criminais que irão atuar em toda a região norte do Estado. Ao todo, serão sete profissionais auxiliando, principalmente, o trabalho da Polícia Civil na elucidação de crimes.

De acordo com o superintendente, Parnaíba é a primeira cidade no interior do Piauí a receber os serviços dos peritos. Os profissionais se formaram recentemente na Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí (ACADEPOL) e irão se revezar em plantões, ficando 24 horas a disposição da sociedade.

“Conforme o planejamento de avanço da perícia no Piauí, estamos iniciando os trabalhos dos peritos criminais em Parnaíba e região, que ficarão responsáveis por fazer, na prática, o trabalho em cenas de crimes. Eles estarão de plantão todos os dias. Isso se deve ao esforço do delegado geral e principalmente do secretário de segurança pública do Estado, Fábio Abreu, para interiorizar a perícia”, afirmou Antônio Nunes.

1

2

3

Para o diretor do Núcleo de Perícia Criminal de Parnaíba, Frederico Augusto Pires Soares, o trabalho se concentrará no recolhimento de materiais em cenas de crimes como homicídios, suicídios, dentre outros que necessitam de uma análise pericial. Segundo ele, outras ocorrências também receberão a atenção dos peritos, como incêndios que possuem ligação com a área de danos patrimoniais.

“A nossa área de abrangência será a mesma da Delegacia Regional de Polícia Civil, que engloba toda a área da planície litorânea até a cidade de Piracuruca. Iremos trabalhar nas áreas de perícias de danos patrimoniais público e privado, como assaltos em bancos. Além disso, vamos periciar locais de mortes violentas, como homicídios, latrocínios e suicídios que necessitam ser esclarecidos”, explicou Frederico Augusto.

4

5

Além desta novidade, o legista Charles Pitter reassume a direção do posto avançado do Instituto Médico Legal de Parnaíba. Segundo ele, os problemas enfrentados anteriormente, como geladeiras queimadas, gerador de energia com defeito e iluminação precária já foram solucionados.

“Na realidade esses problemas já foram solucionados. As geladeiras já estão em pleno funcionamento e o gerador de energia também foi consertado. Para finalizar os reparos, só falta à instalação de um transformador para sanar de vez esta problemática de energia”, ponderou o legista Charles Pitter, novo diretor do IML da cidade.

6

7

Fonte: Meio Norte