Nos próximos capítulos de “Império”, José Alfredo (Alexandre Nero) vai dar mostras de que está perdendo seu equilíbrio. Depois de ser alvo de um ataque de Maurílio (Carmo Dalla Vechia) durante o desfile de Santa Teresa em pleno carnaval – que acaba atingindo Cora (Marjorie estiano) -, o Comendador começa a ficar neurótico em descobrir quem está tentando lhe matar. Numa conversa com Josué (Roberto Birindelli), José Alfredo diz que tem certeza de que Silviano (Othon Bastos) está por trás das atitudes de Maurílio e surta.
“Tenho certeza que é o Silviano, ele mandou um matador de aluguel pra avenida, queria um show completo, para mostrar poder, fazer uma ópera como as que ele deve ouvir quando tá no seu muquifo asqueroso…”, diz ele. “Mas o senhor não achava que era o Maurílio que tentou matá-lo?”, pergunta o motorista. E José Alfredo continua no seu surto: “Sim, até liguei, usei a Marta pra isso, acusei ele de estar fantasiado de Morte, foi ele que atirou… mas Maurílio não é a peça chave dessa história, é apenas o executor, um reles pau mandado de alguém muito pior: meu verdadeiro inimigo… Maurílio é só para despistar, mas por trás dele tem o Silviano! Tenho certeza… Aquele velho é maquiavélico, vingativo… Sempre reparei naquele olhar, aquela fala mansa, aquela pompa toda… (vai ficando muito nervoso, paranóico) É um esquema, uma conspiração coletiva, uma grande organização do mal, estão todos contra mim, Josué. Eles querem me matar ou me enlouquecer, me deixar perdido, sem saber como agir, com medo de sair na rua, com medo de tudo, com medo até da própria sombra, eles estão por toda parte, é o horror… O horror! O horror!”.
Josué impressionado com o surto de José Alfredo, que aí respira fundo. “Não posso ficar deste jeito. Sou o comendador José Alfredo Medeiros, cabra macho nordestino, casca grossa cultivada no sol do sertão… e não vou me abalar! Isso tudo veio pra me fortalecer… pois seja quem for essa pessoa que quer me destruir, e que chegou a se vestir de Morte no sambódromo pra me tirar a vida, vou acabar com ele antes! Mais de uma vez estive prestes a morrer e consegui driblar a morte… Pois esta é minha sina… E vou até o fim!”, fala. Assustado, Josué apoia o patrão: “É isto aí! Não tá morto quem peleia!”.
Fonte: Extra