Coceira, inchaços nos olhos, vermelhidão e uma sensação de ardência? Pois fique atento – esses podem ser sintomas de alergia. Produtos contidos em uma maquiagem, contato com ácaros, fungos e pelos, ou até mesmo lentes de contato, estão entre as causas das alergias nos olhos. A alergia normalmente não causa danos irreversíveis e tende a curar quando o agente causador deixa de estar em contato com a mucosa do olho.

Ainda existem outras razões que também podem explicar o inchaço nos olhos ou na pele ao redor (pálpebras), como infecções, lesões oculares, traumas e problemas nos rins. O inchaço nas pálpebras pode ser, inclusive, sinal de um problema de saúde potencialmente mais grave. Entre eles, temos exemplos como terçol (infecção bacteriana), lesões, herpes ocular (transmitida pelo vírus herpes, apelidada de “afta do olho”) e a celulite orbitária (infecção bacteriana rara). Por isso, é importante também ser consultado por um oftalmologista se os sintomas persistirem ou piorarem.

Como identificar uma alergia que afeta os olhos?

É importante estar muito atento para identificar os sinais de uma possível alergia que esteja provocando sinais e sintomas nos olhos. Analisar todos os dados em conjunto é necessário para essa identificação. Um sintoma principal e fundamental para o diagnóstico de alergia nos olhos é a coceira estar presente.

Preste atenção também se as queixas nos olhos estão acompanhadas de coriza, nariz também inchado, além de coceiras e espirros. Esses sinais alinhados tornam possível a presença de alguma alergia no nariz (rinite) que está muito relacionada com a conjuntivite alérgica.

O inchaço nos olhos e a vermelhidão são situações muito frequentes, normalmente também presentes em outras condições que também afetam os olhos, como às conjuntivites infecciosas e o olho seco. Também acompanham a irritação, o “comichão nos olhos” (ou ardência). A irritação ocular provoca esses desconfortos, nos levando, muitas vezes, a coçar ou esfregar os olhos para aliviar a sensação, o que pode agravar o problema. Ao coçar os olhos, acabamos estimulando o aparecimento de substâncias químicas, que vão aumentar o comichão, além de possibilitar um possível contágio em caso de infecção ocular.

Ainda, em situações de alergia alimentar, podem estar entre os sintomas o inchaço nos olhos, ardência e vermelhidão. Portanto, é preciso estar atento para identificar um quadro como esse.

O que fazer em caso de alergia ocular?

Em caso de alergia nos olhos, especialistas indicam a limpeza correta do local com água, colírios lubrificantes ou soro fisiológico. É fundamental observar e tentar descobrir a causa da alergia, buscando desde o primeiro momento auxílio médico.

Ela se desenvolve quando as células do olho se preparam para defender o corpo. Para isso, trabalham liberando mediadores químicos que são uma resposta do organismo diante dos alérgenos aos quais apresentamos mais sensibilidade.

A poeira ou o cisco no olho, por exemplo, são outros influenciadores que chamamos de fatores irritantes. Quando eles atingem os olhos de forma direta, podem provocar inchaço e desconforto -principalmente se a região tem fumaça, por exemplo.

A aplicação de uma compressa fria pode reduzir o inchaço. Qualquer dor no olho, não pense duas vezes e procure o oftalmologista imediatamente. Pergunte a ele sobre a origem do inchaço nos olhos e busque o tratamento mais indicado. Além disso, evite coçar os olhos.

Considere, ainda, que o inchaço nos olhos pode ser sintoma de outro tipo de alergia, causada por alimento, remédio, pólen, poeira, pelos de animais, maquiagens ou outros alérgenos. Somente o médicoalergologista, por meio do exame físico e de testes, poderá identificar o real problema e prescrever o melhor tratamento.

Veja algumas dicas para agir preventivamente:

Evite a automedicação. Procure o seu médico oftalmologista, e sendo necessário, estando diante da suspeita de uma alergia ocular, a avaliação do alergologista será solicitada.

Faça um teste de alergia. Assim, você pode evitar substâncias específicas que causam a alergia, minimizando sua exposição a elas.

Escolha produtos de beleza hipoalergênicos e sem perfume para ajudar a evitar crises alérgicas.

Lave as mãos com frequência.

Utilize óculos de sol em ambientes que possam oferecer riscos.

Opte por colírios sem conservantes, eles podem causar alergias.

Se você usa lentes de contato, observe as normas de higiene adequadas.

Fonte: Alergo Imuno