Os turistas se concentram a beira mar nas praias do litoral do Piauí, logo cedo da manhã, para curtir a boa energia e a rica beleza natural. É neste período de última quinzena de férias no mês de julho que a movimentação fica mais intensa. O litoral do Piauí é uma alternativa favorita de lazer por conta das praias urbanas e na deferência da natureza para com os piauienses e seus visitantes. Segundo a turista Maria Meneses, as praias do Piauí são gradáveis pela agua quentinha e o sol abundante.

A beira mar está guarnecida por profissionais da segurança como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar que dividiu equipes nas praias do litoral. Em Atalaia, por exemplo, uma estrutura para melhorar a visibilidade foi montada; mas é significativo que os próprios banhistas tenham cuidado para consigo mesmos. Segundo o tenente Marcílio Santos, do Corpo de Bombeiros Militar da capital, quinze profissionais de resgaste estão em Luís Correia para auxiliar os bombeiros de Parnaíba que ficaram na Praia da Pedra do Sal.

                       

As condições de sol e mar, associada à movimentação de visitantes em clima agradável, oportuniza a conjuntura apropriada ao mercado de acessórios de praia e para o artesanato aos quem gostam de biojoias. O ensejo assegura vendas e o incremento de renda, como para Marcelo Fabiano que vende artesanato há 25 anos. Já a vendedora Rita de Cássia vende roupas de banho e afirmou ser um bom período para incrementar a renda e de conhecer gente diferente.

O litoral do Piauí é o destino ideal para curtir as férias, por conta da qualidade da água, a tranquilidade, a beleza. Condições para que o turista desfrute de férias inesquecíveis em praia atrativas num ambiente natural e público.

praia (2) praia (3) praia (4) praia (5) praia (6) praia (7) praia (8) praia (1)

Fotos: Pablo Portugal / Reprodução da TV Costa Norte

Por Daniel Santos