Uma portaria assinada pelo secretário de educação, Ellen Gera, nesta quinta-feira (21), define que o início das aulas da rede pública de ensino do Piauí será, exclusivamente, no formato remoto. O retorno do período letivo está previsto para ocorrer no dia 1º de fevereiro.

 

As escolas terão a primeira semana de fevereiro para organizar um calendário escolar e também de um plano de retorno das aulas no formato híbrido, que deverá ser enviado à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e ao Comitê de Operações Especiais (COE).

 

Este plano só será executado, segundo a Seduc, caso a pandemia esteja sob controle no Piauí e se a maioria dos pais dos alunos forem a favor a este formato, pois será realizada uma consulta antes da decisão.

 

Conforme a portaria, o processo de matrícula irá continuar. O endereço eletrônico que consta no site da secretaria para a realização da matrícula seguirá aberto. Entretanto, de acordo com o documento, as escolas devem receber as novas matrículas, enturmar os alunos e direcioná-los às turmas remotas.

 

As aulas do ano letivo de 2020 ainda não encerraram em vários municípios do Piauí. Por este motivo, a secretaria irá receber todas as matrículas.

 

Alunos de colégios particulares no estado voltaram às salas de aula a partir dessa segunda-feira (18). O ensino será híbrido, parte dos estudantes terão aulas de forma remota e outra parte presencial. A volta às aulas será escalonada. Já na rede municipal da capital piauiense, o retorno acontecerá dia 18 de fevereiro.

 

As aulas presenciais de turmas de 3º ano e pré-vestibular, e de aulas práticas e estágios educacionais para alunos a partir do 8º período de seus respectivos cursos foram liberadas ainda no ano passado.

 

Fonte: G1/PI