Em meio ao maior evento de tecnologia e negócios para mídia e entretenimento da América Latina, SET Expo 2025, o diretor‑presidente da TV Costa Norte, Dr. Ozéas Castelo Branco Furtado, participou nesta quinta-feira(21) de encontros com executivos e técnicos de radiodifusão e, especialmente, reuniu‑se com a nova presidente da Fundação Padre Anchieta, TV Cultura, e com representantes das afiliadas de todo o país. A presença da emissora reforçou que credibilidade e inovação caminham juntas quando se trata de televisão pública.

O encontro em São Paulo ocorre poucos meses após a eleição da jornalista Maria Angela de Jesus como diretora‑presidente da entidade mantenedora da TV Cultura. Com mais de 25 anos no setor audiovisual, ela tem passagens por HBO, Netflix e Paramount+ e foi a primeira mulher a assumir o comando da instituição. Em sua posse, Maria Angela afirmou que pretende fortalecer a missão de informar, educar e entreter “promovendo inovação, diversidade e inclusão”.

Durante a reunião com Dr. Ozéas e outros dirigentes de afiliadas, realizada na sede da TV Cultura e ampliada durante o SET Expo, foram discutidos temas como a expansão da rede, a qualificação de conteúdo local e as oportunidades abertas pela nova gestão. Para a TV Costa Norte, afiliada da TV Cultura desde 2014, a conversa foi uma oportunidade de apresentar resultados, alinhar expectativas com a nova presidência e aprofundar a cooperação em áreas estratégicas como produção conjunta e formação de profissionais.

Na feira de tecnologia o principal assunto foi a transição da televisão digital para a chamada TV 3.0 (DTV+), padrão que promete transformar a experiência do telespectador brasileiro. O DTV+ trará novidades como imagem em 4K e 8K, áudio imersivo, interatividade em tempo real, integração com aplicativos e internet e publicidade segmentada. Um catálogo digital substituirá os números de canais e permitirá acessar conteúdos ao vivo e sob demanda, unindo a tradição da televisão aberta com a conectividade digital.

Para a TV Costa Norte, que leva programação educativa e jornalística aos lares do norte do Piauí e Maranhão, essa evolução tecnológica abrirá um campo de possibilidades. A migração será gradual para garantir que sistema e o público se adapte à nova tecnologia.

Segundo Dr. Ozéas, a emissora já estuda como adaptar sua infraestrutura para o DTV+ e pretende mais uma vez ser protagonista em oferecer experiências de qualidade na televisão aberta. Outro tema quente no SET Expo 2025 foi o uso de inteligência artificial (IA) na comunicação pública. A participação da TV Costa Norte no SET Expo 2025 e encontro de afiliadas da TV Cultura, com reuniões estratégicas, evidencia que a emissora está antenada às tendências e pronta para incorporá‑las.