???????????????????????????????As inscrições para o concurso do Corpo de Bombeiros iniciam a partir desta segunda-feira (18), a partir de meio dia, e vão até às 13h do dia 06 de outubro deste ano. Os candidatos deverão efetuar o cadastro no site do Nucepe, preencher o requerimento de inscrição e enviá-lo via internet pelo mesmo endereço. Feita a inscrição, o concorrente terá até o dia 09 de outubro deste ano para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 70,00.

O edital do concurso foi lançado, na última segunda-feira (12), pelo Governo do Estado. Ao todo, serão ofertadas 110 vagas para o Curso de Formação de Soldados, sendo 100 vagas para candidatos do sexo masculino e 10 vagas para candidatas do sexo feminino. Para concorrer, o pretendente ao posto de soldado ou soldada do Corpo de Bombeiros Militar deverá possuir Ensino Médio completo. A remuneração inicial é de R$ 3.100,00.

O concurso público para preenchimento das vagas constará de cinco etapas: Prova Escrita Objetiva e Prova Escrita Dissertativa; Exame de Saúde; Teste de Aptidão Física; Exame Psicológico; Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato ou da candidata. O resultado das inscrições deferidas será divulgado no dia 17 de outubro.

A prova escrita objetiva e a prova dissertativa estão previstas para acontecer no próximo dia 19 de novembro. O resultado da prova objetiva sairá até o dia 05 de dezembro e o da prova dissertativa, no dia 12 de dezembro. Para os aprovados na primeira etapa, os exames médicos estão previstos para acontecer entre os dias 08 e 10 de janeiro de 2018. O teste de aptidão física terá lugar entre 22 de janeiro e 26 de janeiro de 2018. Os exames psicológicos acontecem em 25 de fevereiro e a etapa de investigação social do dia 27 ao dia 28 de março de 2018. O resultado final do concurso dos Bombeiros está previsto para ser divulgado no dia 26 de abril de 2018.

Clique aqui para ler o edital.

Retificação

O documento lançado, na verdade, é a retificação do edital nº 001/2014, concurso que acabou sendo anulado após a descoberta de fraudes por parte de uma organização criminosa desarticulada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil (GRECO), durante a Operação Veritas.

O Corpo de Bombeiros do Piauí entende que com o edital sendo relançado com as devidas retificações, as chances de haverem fraudes ou problemas durante a execução do cronograma reduz bastante. Segundo o major Veloso, o rigor da seleção será redobrado para evitar que “criminosos disfarçados de candidatos tentem burlar o sistema”. Toda a execução do certame é de responsabilidade do Nucepe.

Fonte: Portal O Dia