As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 terminam às 23h59 desta sexta-feira (31). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou endereço para as inscrições (veja o link aqui). As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto.
O Encceja é indicado para quem não concluiu os estudos no tempo regular poder tirar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.
A diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (Ueja), Conceição Andrade destaca que o Piauí aumentou o número de escolas nos polos aplicadores da certificação diante da procura. “Diante da alta procura nas inscrições o Piauí aumentou em mais cinco escolas, além das 35 escolas aplicadoras em Teresina. Nos polos Picos, Parnaíba e Floriano também tiveram aumento de escolas, duas em cada município. Os certificados serão entregues somente nas Gerências Regionais de Educação (GREs) de Floriano, Picos, Parnaíba e na 4ª GRE de Teresina”, explica.
Conceição Andrade orienta ainda que os candidatos no ato de inscrição verifiquem seus dados e preencham corretamente para evitar a perda da certificação. “Aqueles que obtiveram a nota mínima para solicitar a certificação devem atentar aos quadrantes marcados por área do conhecimento para receber os certificados tanto do fundamental quanto do médio. Eles devem atualizar o email e telefone corretos para serem informados das possíveis pendências. Estamos corrigindo os dados de pessoas que foram aprovadas e cadastraram de forma errada os dados solicitados, e na aprovação não veio o nome da relação”, alerta a diretora.
Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.
Fonte: CCom