O Secretário Nacional de Segurança Pública, General Guilherme Theophilo, acompanhado do seu assessor especial, Coronel Nixon Frota, conheceu na manhã dessa quarta-feira (08) as futuras instalações do Instituto do DNA do Piauí, localizado no bairro Marquês, onde funcionou o Iapep/Plamta.
Na ocasião o Secretário Estadual de Segurança Pública, capitão Fábio Abreu e o Delegado Geral, Luccy Keiko, apresentaram as dependências do prédio para o General Guilherme Theophilo, secretário da SENASP, que garantiu a inauguração do Instituto de DNA em dois meses. “O Piauí eu já considerado resolvido, os aparelhos já estão em final de licitação, estamos só esperando a empresa entregar, mais um mês ou, no máximo, dois, estamos inaugurando efetivamente essa grande ferramenta que vai nos ajudar a elucidar os crimes de uma maneira muito rápida. Esse é um dos projetos estratégicos do Ministro da Justiça, Sérgio Moro, criar uma rede integrada de bancos com perfis genéticos, então em todo o país só quatro estados estão terminando”, ressaltou o secretário da SENASP.
Para o Secretário Estadual de Segurança Pública, capitão Fábio Abreu, a inauguração do laboratório de DNA em dois meses é uma realização importante para o estado do Piauí. “É verdade que nos já estávamos há muito tempo, desde o início da gestão, buscando essa realização para o nosso estado. É gratificante receber essa informação que em dois meses nos vamos está produzindo esses resultados, realizando esses exames e isso vai facilitar demais o trabalho da polícia civil, os dados que a polícia científica vai fornecer. Não dependeremos mais dos estados que sempre foram parceiros, mas agora temos nosso próprio laboratório e vamos da vazão a algumas demandas, de exames, que estão reprimidas,” concluiu o Secretário Estadual de Segurança Pública.
Fonte: Ascom/SSP-PI