Foto: Estely Teles

A Casa Grande de Simplício Dias, um dos prédios históricos mais importantes de Parnaíba, vai ser sentregue à população no dia 14 de Agosto, aniversário da cidade. O imóvel foi todo restaurado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Parnaíba e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional(Iphan).

A data da inauguração da restauração da Casa Grande, como também é conhecida, foi informada pelo secretário municipal de cultura, Francisco Dourado, e pela superintendente do Iphan no Piauí, arquiteta Claudiana Cruz dos Anjos, em visita ao local na tarde desta última segunda-feira, 23 de julho.

Os trabalhos de restauração da Casa Grande foram iniciados no dia 27 de setembro de 2010, como resultado de um convênio firmado entre o IPHAN, Ministério da Cultura e a Prefeitura de Parnaíba. O orçamento da obra foi de R$ 951.611,37. Claudiane Cruz dos Anjos disse que está previsto para funcionar no prédio o Arquivo Público Municipal, um Café Cultural, o Museu Simplício Dias e o escritório Iphan.

A Prefeitura Municipal de Parnaíba desapropriou a Casa Grande Simplício Dias na segunda gestão do prefeito José Hamilton, por meio do decreto municipal nº 701/2007, declarando-o de utilidade pública, no dia 28 de fevereiro de 2008. No processo de desapropriação a Prefeitura de Parnaíba pagou aos antigos proprietários o valor de R$ 98.388,16, oriundo dos recursos próprios do município.

A Casa Grande, como é conhecida, foi residência de Simplício Dias da Silva, um dos mais importantes vultos da história do município, por ter liderado a expansão econômica de Parnaíba no clico da charqueada, no século XVII, e participado ativamente do movimento pela inclusão do Piauí e outros Estados no processo de Independência do Brasil, entre outras lutas. Era filho do Português Domingos Dias da Silva, um dos primeiros desbravadores da região, e foi também o principal donatário para a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, na Praça da Graça.

Fonte: a24h