IPVA 2026 já pode ser pago no Piauí; confira prazos, descontos e isenções
O Governo do Estado do Piauí já divulgou o calendário de pagamento do IPVA /2026, e os proprietários de veículos devem ficar atentos aos prazos para garantir desconto no imposto. Desde esta segunda-feira (05), os boletos já estão disponíveis para emissão no site da Secretaria da Fazenda do Estado, a Sefaz-PI.
Quem optar pelo pagamento em cota única pode ter uma redução significativa no valor. O maior desconto, de quinze por cento, é concedido para quem quitar o imposto integralmente até o dia trinta de janeiro. Já quem deixar para pagar em fevereiro ainda garante dez por cento de abatimento. A partir de março, o pagamento em cota única segue sem desconto.
Para os contribuintes que preferirem parcelar, o IPVA pode ser dividido em até três vezes, com vencimentos em janeiro, fevereiro e março. Nesse caso, é obrigatório que o valor total esteja quitado até o dia trinta e um de março. O mesmo calendário vale para a taxa de licenciamento, documento indispensável para que o veículo possa circular legalmente em todo o país.
No Piauí, cerca de quatrocentos e cinquenta mil veículos estão sujeitos ao pagamento do IPVA. No entanto, uma parte significativa da frota é isenta do imposto. Estão entre os isentos as motocicletas de até 170 cilindradas, veículos com mais de 15 anos de fabricação, automóveis pertencentes a pessoas com deficiência e veículos de socorro, como ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros.
Mesmo com esse volume de isenções, a expectativa do Estado é arrecadar aproximadamente 650 milhões de reais com o IPVA/2026. Segundo a Secretaria da Fazenda, os recursos são destinados ao custeio das despesas públicas e retornam à população por meio de investimentos em áreas essenciais.
O boleto do IPVA pode ser emitido de forma simples e rápida no site da Secretaria da Fazenda do Piauí, na aba específica do imposto, ou diretamente pelo site do Detran-PI. A orientação é que o contribuinte não deixe para a última hora e aproveite os descontos oferecidos para o pagamento em cota única.
Os acessos podem ser feitos pelos endereços:
Sefaz click aqui
Detranclick aqui
