A deputada federal Iracema Portella (PP-PI), destacou o plano nacional para estimular o setor da pesca e da aquicultura no País, lançado pelo Governo Federal. Uma iniciativa de grande importância na medida em que será capaz de gerar empregos e renda para milhares de brasileiros.
Na cerimônia de lançamento desse plano, a presidente Dilma garantiu que as atividades ligadas à pesca e à aquicultura serão “centrais” para o Brasil, tanto econômica quanto socialmente. Segundo a meta, o Plano Safra da Pesca e da Aquicultura deverá ampliar a produção nacional para dois milhões de toneladas de pescado ao ano até 2014.
A presidente Dilma explicou que o Brasil possui todas as condições de tornar esse setor mais forte. E, agora, segundo ela, é o momento de transformar esse potencial, que é o maior do mundo, em iniciativas sociais e econômicas, estimulando também melhores hábitos alimentares na população brasileira.
“Vamos fortalecer a atividade pesqueira, transformando-a em instrumento de crescimento econômico do País, aumentando nossos investimentos nesse que é, sem dúvida, junto com a agricultura, um dos grandes setores que caracterizarão o século 21: o fornecimento de proteína, para gerar inclusão social e melhoria da qualidade do trabalho”, afirmou a presidente Dilma.
Segundo o Governo Federal, a proposta é transformar o Brasil, até o ano de 2020, num grande exportador, ampliando, assim, a renda e o trabalho de milhões de pessoas. Para alcançar essa meta, o Governo planeja ajudar os produtores a reduzir o desperdício no manuseio. Dessa forma, espera-se aumentar em 40% a renda dos profissionais.
Além disso, há ações previstas para o aprimoramento das técnicas de cultivo e manuseio, modernização de equipamentos, oferta de assistência técnica, investimento em pesquisa e mais estrutura à cadeia produtiva. “Serão concedidas ainda linhas de crédito para pequenos pescadores e aquicultores, para que os produtores possam investir em novas estruturas, equipamentos e barcos. A previsão do Governo Federal é a de que 330 mil famílias sejam beneficiadas com mais crédito, juros menores e prazos mais longos para o financiamento”, falou.
Iracema finalizou dizendo que se trata de um plano com grande alcance social e econômico, que merece o nosso apoio, acompanhando a execução orçamentária e a implementação das ações previstas pelo Governo. “Esperamos dar a nossa contribuição para o sucesso dessa relevante iniciativa governamental”, concluiu.
Fonte: Ascom