Foto: Agência Câmara

A deputada federal Iracema Portella (PP-PI), registrou em plenário a importância do Plano Brasil Medalhas, que prevê investimentos de cerca de 1 bilhão de reais na preparação de atletas, lançado pelo Governo Federal. Para a deputada piauiense, esse é um assunto de grande relevância. Iracema defende a necessidade de o Brasil investir cada vez mais na área esportiva.

A presidente Dilma disse que objetivo do Plano é garantir as melhores condições de treinamento para os atletas, para que eles possam se dedicar integralmente ao esporte. Segundo Dilma, o Plano Brasil Medalhas vai oferecer aos técnicos, bolsas de R$ 10 mil por mês. Cada modalidade esportiva terá equipes multidisciplinares de apoio, formadas por profissionais como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos.

Também serão aplicados investimentos em construção, reforma e equipagem de 22 centros de treinamento de alto nível no País. O objetivo do Plano, segundo o Governo Federal, é colocar o País entre as dez maiores potências olímpicas nos Jogos de 2016 e entre os cinco melhores nas Paralimpíadas.

Os investimentos da ordem de 1 bilhão de reais virão, segundo o governo, do Orçamento Geral da União e também das empresas estatais. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, informou que o Ministério vai priorizar os investimentos nas modalidades com mais chance de medalhas. Foram escolhidas 21 modalidades olímpicas e 15 paraolímpicas.

A deputada Iracema Portella reforçou que prática de esportes deve ser estimulada desde cedo, em todas as escolas brasileiras e em outros espaços públicos. “Nossas crianças, adolescentes e jovens devem ter acesso ao lazer e ao esporte no seu cotidiano para que, assim, possam se desenvolver plenamente. A prática de esportes é importantíssima para que se consolide uma cultura de saúde e de qualidade de vida no nosso País”, disse.

Iracema frisou que o Brasil não pode investir apenas nos atletas de alto rendimento, embora isso seja de extrema relevância. Mas é essencial também que o País seja capaz de cumprir o preceito constitucional de que o esporte é um direito de todos os brasileiros. “Os benefícios do esporte são inúmeros e vão bem além dos ganhos físicos. O esporte ajuda na concentração, na disciplina, na convivência em grupo, na determinação, na superação de obstáculos e na construção de uma sociedade mais pacífica e solidária”, concluiu.

Fonte: Ascom