Foto: Laila Costa (DF)

A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) esteve reunida junto a Bancada Federal do Piauí nesta manhã de quarta-feira (05), na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A Companhia fez o relançamento do edital para contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do Eixo-Oeste do Rio São Francisco.

O estudo foi orçado num total de R$ 28 milhões e a previsão de viabilidade é de um ano. Esta obra é de imensa importância para a nossa economia local, pois beneficiará 800 mil moradores do Sul do Piauí, com água do Lago de Sobradinho, norte da Bahia. Podendo também utilizar água da Bacia do Rio Gurguéia e do Rio Canindé.

“Resolver o problema das famílias piauienses atingidas pela seca é urgente e inadiável. É oferecer a essas famílias a segurança de que não precisarão comprar água para sobreviver é garantir a elas um direito fundamental”, defendeu Iracema Portella.

A água vinda da transposição seria levada às barragens de Petrônio Portela, Jenipapo, Pedra Redonda, Poço de Marruás, Estreito e Piaus. Iracema Portella concluiu explicando que as obras da transposição do Rio São Francisco, um ambicioso projeto, iniciado em 2007, contempla a construção de 720 quilômetros de canais para irrigar uma extensa região pobre e árida do nordeste do Brasil, que sofre de secas persistentes que impedem o desenvolvimento da agricultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa