A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) apoia a campanha “Mulher, tome partido. Filie-se!”, uma iniciativa da Bancada Feminina e da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, contando com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral e da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República.
O objetivo do movimento é chamar a atenção para a importância da participação feminina na política e, consequentemente, aumentar o número de mulheres eleitas já nas eleições do ano que vem.
Iracema reforça que o prazo para filiação partidária para as próximas eleições termina no próximo 05 de outubro. A deputada chama a atenção para as mulheres interessadas em ingressas na vida política brasileira. “Filia-se a um partido de sua preferência, junte-se a nós”, declara a parlamentar piauiense.
Iracema destaca que é essencial aumentar e qualificar a participação das mulheres na vida pública brasileira. Lamentavelmente, a presença de mulheres nos parlamentos mundiais não chega a 20%, segundo dados da União Interparlamentar (UIP). Esta sub-representação é generalizada, pouquíssimos países se aproximam da paridade de gênero.
“O Brasil ocupa uma das últimas posições no ranking da UIP, com cerca de 10% de presença feminina na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O percentual é muito baixo, também, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais, entre 11% e 12%”, reforça Iracema.
A deputada federal frisou que “nas eleições passadas, de um total de 180 candidatos, apenas 36 mulheres concorreram às principais prefeituras do País. Isso mostra que ainda persiste no cenário eleitoral brasileiro a prevalência masculina”. De acordo com levantamento feito pelo site Congresso em Foco, dos 180 candidatos a prefeito, 144 foram homens. “As mulheres representaram somente 19% dos concorrentes”, lamenta Iracema Portella.
Iracema acredita que com a chegada da primeira mulher à Presidência da República, espera-se que a presença feminina na vida política se fortaleça ainda mais. A deputada piauiense não tem dúvidas de que a participação cada vez mais ativa das mulheres no cenário político é e será excelente para a democracia brasileira.
“Devemos fortalecer a luta pela ampliação da participação das mulheres nos cargos de decisão do Executivo e Legislativo municipal, estadual e Federal, concluiu a deputada piauiense.
Veja o vídeo da campanha!
Fonte: Ascom