A deputada federal Iracema Portella (PP-PI), ficou bastante feliz em receber a notícia de que o professor Antonio Cardoso do Amaral, do município de Cocal dos Alves, foi admitido no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), por meio de um concorrido Exame Nacional no qual se inscreveram mais de vinte mil candidatos.
A deputada Iracema proferiu discurso em Plenário da Câmara dos Deputados, no dia 25 do mês de novembro passado, destacando o fenômeno educacional do município Cocal dos Alves, enchendo a todos os piauienses de grande orgulho. Iracema lembrou que os professores e estudantes foram recebidos em Brasília pelo senador Ciro Nogueira e por ela no mês de julho do ano passado.
Estudantes das escolas desse pequeno município, que tem uma população de pouco mais de cinco mil habitantes e vive basicamente de agricultura, vem conquistando dezenas de prêmios em competições de conhecimento com centenas de concorrentes de todo o resto do País. A cidade já acumula 120 medalhas conquistadas nas seis olimpíadas de Matemática realizadas.
Iracema disse que a origem do sucesso dos alunos de Matemática de Cocal dos Alves são os professores Antônio Cardoso do Amaral e Raimundo Alves, grandes incentivadores desta conquista. Eles são professores tanto na Escola Augustinho Brandão quanto na Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão, das quais vêm os medalhistas de ouro da cidade.
“Parabenizo orgulhosamente o professor Antonio Cardoso do Amaral, do município de Cocal dos Alves, pelo destaque e conquista, desejando que continue trilhando pelo caminho da educação e aprendizagem. Valorizar o educador é priorizar nosso principal instrumento para a construção de um Brasil democrático.”, disse. Como aluno do PROFMAT, o professor Antonio Cardoso do Amaral irá aprofundar o seu conhecimento da Matemática, o que potencializará ainda mais o seu comprovado talento como educador, permitindo que venha a dar contribuições cada vez mais notáveis à sociedade.
Para concluir, Iracema ressaltou que os investimentos em educação tendem a provocar fortes impactos em conquistas de segurança pública. Com mais educação é possível alcançar a redução da violência e de suas consequências. “Devemos acreditar no papel estruturante da educação, no papel da escola, como referência para nossas crianças, adolescentes e jovens”, finalizou.