Nesta sexta (20), às 20h, no Café Aventur, localizado no Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba, será lançado o primeiro livro do escritor parnaibano Ithalo Furtado: Uma pedra em cada por enquanto. Sem gênero definido, a obra traz crônicas, poesias e contos que retratam o olhar do escritor sobre sua geração, com temas típicos do nosso tempo, como: A delicadeza perdida, a sociedade de consumo, a era do indivíduo, os amores, as paixões e os temores que permeiam a vida das pessoas.
Com capa do ilustrador Português Vasco Gargalo, fotografia de Alessandra Mota, prefácios do escritor e crítico literário Daniel Ciarlini e da escritora gaúcha Michele Pupo e orelha da poetisa Sorocabana Lívia Gusmão, o escritor apresenta sua obra literária que denomina como um ensaio poético sobre os nossos dias, um pedido de demissão dos tempos difíceis.
Sobre o autor
Ithalo Furtado, 29 anos, é escritor, compositor e ativista cultural. Natural de Parnaíba, desde os 19 produz material para internet e hoje é colaborador dos portais Jardim Elétrico e Teia Cultural, ambos de São Paulo.
Através de seu trabalho na literatura, já foi elogiado por artistas tanto de sua cidade quanto de outras partes do Brasil.
Já entrevistou artistas máximos do cenário nacional como Leoni, Moska e Lenine e novos nomes da cena como a banda Validuaté e a cantora Roberta Campos, além de já ter dividido mesas redondas com grandes escritores da nova geração, como em 2013 quando foi convidado pelo Salão do Livro de Parnaíba (SALIPA) para participar ao lado do escritor Fabrício Carpinejar.
É visto por seus leitores como um poeta denso, introspectivo e musical, tendo em vista a proximidade de sua poesia com a métrica das canções. Como compositor, já foi gravado pelos músicos parnaibanos Charleno Pires, Haynna e a banda Bugiganga.
Atualmente, escreve um romance usando as plataformas Facebook e Tumblr, chamado O Guarda-Chuvas Vermelho, e se prepara para lançar seu primeiro livro físico, Uma pedra em cada por enquanto.