As pessoas preocupam-se muito com a saúde física e a beleza do corpo, fazem planos; mas a saúde mental acaba sendo deixada de lado. Ao mês de janeiro, uma nova proposta está sendo absorvida que é a atenção à saúde mental. A preocupação é a de promover ações e mudança de postura das pessoas para consigo mesmas. Uma ideia nova, mas bastante oportuna.
A saúde mental, defendida na campanha Janeiro Branco, refere-se ao estado de equilíbrio e bem estar do indivíduo, trata-se de uma decisão de autoestima e cuidado para consigo próprio. Segundo a doutora em Psicologia Social, Sandra Elisa de Assis Freire, outra importante proposta do Janeiro Branco é desmistificar a ideia de que só pessoas com transtornos mentais devem procurar o psicólogo.
É importante ainda que as pessoas invistam em autoconhecimento e na melhora contínua da própria conduta; pois a maneira como lida com a vida tem reflexos na saúde do corpo e na convivência social. O Janeiro Branco pretende colocar o tema da saúde mental ao máximo em evidência para que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre saúde mental de forma mais ampliada.
Por Daniel Santos