Dois mil atletas de 43 escolas municipais, estaduais e particulares do Piauí participam, durante os próximos nove dias, da 43ª edição dos Jogos Escolares Parnaibanos, no litoral do estado. A abertura da competição foi realizada nessa quinta-feira, em Parnaíba, na Arena Verdinho, um dos palcos das disputas. Os Jogos acontecem até o dia 30 de setembro, quando será realizada a solenidade de premiação.

Solenidade de abertura dos Jogos Escolares Parnaibanos (Foto: Camila Neto)
Solenidade de abertura dos Jogos Escolares Parnaibanos (Foto: Camila Neto)

Alefe Rodrigues participa pela segunda vez da competição. Para ele, o principal legado dos Jogos está atrelado diretamente no futuro dos jovens.

– Pra mim, o principal legado dessa competição é o incentivo aos jovens para que não entrem no mundo das drogas e da violência. Quem joga os Jogos Escolares Parnaibanos sabe que esse sentimento é muito forte – disse o atleta de futsal da Escola Estadual Edson da Paz Cunha.

Alefe Rodrigues, atleta de futsal nos Jogos Escolares Parnaibanos (Foto: Kairo Amaral/TV Clube)
Alefe Rodrigues, atleta de futsal nos Jogos Escolares Parnaibanos (Foto: Kairo Amaral/TV Clube)

Os atletas piauienses irão disputar 11 modalidades em seis categorias diferentes a partir desta sexta. Futsal, futebol, handebol, vôlei, basquete, xadrez, natação e atletismo estão entre os esportes. Os jogos serão realizados na Arena Verdinho e na quadra poliesportiva da Escola Municipal Roland Jacob, ambos no bairro Nossa Senhora de Fátima.

– A gente prepara os alunos sempre buscando a educação no esporte. Isso que desenvolve o caráter de cada indivíduo. Os nossos jogos têm a cultura de criar o vínculo do aluno com a escola, pois ele se sente estimulado em representar a instituição em nível municipal – explicou o professor Cícero Jorge.

A solenidade de abertura foi prestigiada por centenas de pais de alunos e autoridades. Jogador de futebol do Parnahyba, o volante Luciano participou, quando criança, dessa competição. Ele destacou a emoção de voltar ao evento, desta vez como atleta profissional.

– Ver tudo isso é muito emocionante. Ate porque a gente sabe o valor do esporte na educação, como um fator social e agregador fundamental na nossa juventude. Já participei de Jogos Escolares aqui em Parnaíba e sei da importância dessa competição. A educação física escolar não busca atletas, mas sim o melhoramento do ensino. Se daqui sairá atletas, melhor ainda – pontuou o volante do Tubarão.

Jogos Escolares Parnaibanos (Foto: Kairo Amaral/TV Clube)
Jogos Escolares Parnaibanos (Foto: Kairo Amaral/TV Clube)

Atuando na competição desde 1989, o educador físico Francisco Mendes será o coordenador desta edição dos Jogos Escolares Parnaibanos. A novidade deste ano, segundo ele, é o surgimento de modalidades lúdicas na categoria infantil como a queimada e o cabo de guerra.

– O diferencial esse ano são as atividades pré-esportiva como a queimada e o cabo de guerra. São trabalhos recreativos e lúdicos. A tradição sempre tem que ser mantida. No futuro, precisamos voltar que a realização dos jogos aconteçam em agosto, na semana de aniversário de Parnaíba. Mas a abertura já deu o tom da disputa. Havíamos estipulado apenas 15 atletas por cada delegação, mas a vontade de participar é tão grande que eles lotaram a quadra – afirmou Francisco Mendes.

Fonte: Globo Esporte