A edição de 2017 dos Jogos Intercampi do Instituto Federal do Piauí (Ifpi), evento tradicional do Estado desde a década de 70, toma força e reúne mais de 500 atletas de 17 campi, inclusive o de Parnaíba, para competir em 11 modalidades. O jogos iniciaram na quinta-feira (15) e encerram no domingo (18). A maioria das partidas acontecem no Ifpi Central, na Rua Quintino Bocaiuva.

jogosifpi

De acordo com o estudante João Allan, jogador de vôlei do campus de Picos, que na manhã de sexta-feira jogou contra o Ifpi Teresina Sul, os jogos são uma oportunidade de fazer novas amizades. “Jogo vôlei há cinco anos e o melhor das competições é a interação que temos com alunos de outros lugares. Dá até mais gosto de estudar”, pontua.

E a coordenação concorda com João Allan. Para Emmanuel Wassermann, da coordenação do Ifpi, os jogos são fundamentais para manter o espírito escolar e fortalecer vínculos. “Entendemos que a prática da atividade física aumenta a assiduidade e o rendimento escolar do aluno. Além disso, promove a saúde e a sociabilidade entre estudantes”, afirma.

E falando em vôlei, o esporte tem tomado fôlego no Estado durante as competições. “Após as vitórias da seleção de vôlei, os estudantes têm procurado mais o esporte, quase no mesmo nível que o futebol. O interesse pelo esporte é crescente”, analisa Sérgio Veras, coordenador de vôlei da competição.

Já Fernanda Pereira, professora de vôlei do Ifpi, conta que os jogos são um verdadeiro renascimento do vôlei. “Os meninos têm obtido destaque regional e nacional após nossa Federação passar muito tempo parada. Aqui temos uma vitrine de novos talentos”, considera.

Além do vôlei de quadra, os alunos também disputam vôlei de areia, futebol, futsal, xadrez, basquete, tênis de mesa (ping-pong), atletismo e outros.

Fonte: Meio Norte