O Sindicato dos Jornalistas do Estado do Piauí (Sindjor-PI) realizou uma reunião na noite desta sexta-feira (15) em Parnaíba para discutir questões relacionadas ao exercício da profissão. Na ocasião, foi tratada a necessidade da instalação de um curso superior de Comunicação Social na cidade.
Segundo o advogado e jornalista Renato Barcellar, o crescimento do mercado jornalístico aumenta a carência de qualificação profissional. “Já está mais do que na hora de ser instalado um curso superior de Comunicação Social, visto que Parnaíba se consolidou como polo universitário”, comentou.
O presidente do Sindjor-PI, José Olímpio, também considerou essencial a qualificação do jornalista. “A realidade do jornalismo mudou com a expansão da internet. Com isso muita gente começou a atuar na área, muitas vezes de forma pouco cautelosa no que diz respeito a ética”, pontuou.
Ainda de acordo com Olímpio, o Sindjor-PI, através de sua representação na Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), luta pela criação do Conselho Federal de Jornalismo. Se criado, o órgão teria a função de regulamentar o trabalho do jornalista no Brasil.
O encontro ocorrido na sede da Associação Comercial de Parnaíba, no Porto das Barcas, contou com a participação de jornalistas, blogueiros e outros profissionais do segmento.