Um homem de 26 anos foi preso preventivamente na manhã desta quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 em Parnaíba, após investigação da Polícia Civil que apontou condutas de ameaça e perseguição contra uma mulher na cidade. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DEAMGV), com apoio da 1ª Delegacia de Proteção ao Patrimônio (DEPATRI).
De acordo com a polícia, o suspeito vinha mantendo comportamentos repetidos que configuram crimes previstos no Código Penal. Entre eles está o crime de ameaça (artigo 147 §1º), que ocorre quando alguém promete causar mal à vítima, gerando medo ou intimidação. Também foi identificado o crime de stalking (artigo 147-A), caracterizado pela perseguição contínua — seja por mensagens insistentes, vigilância, aproximação indesejada ou outros atos que causem medo, abalo emocional ou restrição da liberdade da vítima.
As informações reunidas pela polícia mostraram que o comportamento do suspeito representava risco para a vítima, o que levou a Justiça a determinar a prisão preventiva. Agora, ele aguarda a decisão judicial, que poderá manter a prisão ou substituir a detenção por medidas como proibição de contato e de aproximação da vítima, caso o juiz avalie que não há mais risco imediato.
A Polícia Civil destacou que mantém atuação firme no enfrentamento à violência, garantindo proteção às vítimas e responsabilização dos autores. A corporação também reforçou que a prisão preventiva não é uma punição, mas uma medida usada para impedir novas agressões, proteger a ordem pública e evitar que o investigado interfira nas investigações e lembra que mulheres que estejam enfrentando qualquer tipo de violência podem buscar apoio diretamente na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis de Parnaíba pelos números (86) 99488-5675 e (86) 99495-2064.
