A judoca piauiense Sarah Menezes, atual campeã olímpica, estreia hoje no Pan-americano Sênior de Judô, em San José, Costa Rica, competição que teve início na quinta (18).
A atleta busca seu segundo ouro na competição para se manter no topo do ranking do esporte, já que o quinto lugar conquistado no Grand Slam de Paris, no começo de fevereiro, causou a diminuição da diferença no número de pontos para a segunda colocada, a japonesa Haruna Asami, que venceu o Grand Slam. Hoje, apenas 28 pontos separam as duas atletas.
Sarah conquistou o ouro no pan de 2010, em El Salvador. A estreia da judoca piauiense nesta edição do pan, categoria até 48 kg, se dá contra Antonieta Galeguillos, do Chile.
Caso passe pela chilena, Sarah terá pela frente, nas quartas de final, Andrea Gomez (Venezuela) ou Maria Cecília Laborde (Cuba). As chaves completas da competição encontram-se disponíveis no site da Confederação Brasileira de Judô (www.cbj.com.br ).
Sarah espera aproveitar as novas regras da disputa para aumentar a diferença para Haruna: a partir deste ano, o vencedor leva 400 pontos para o ranking.
Além de Sarah, também lutam hoje os seguintes brasileiros: Gabriela Chibana (48 kg), Érika Miranda (52 kg) Ketleyn Quadros e Rafaela Silva (ambas na categoria 57 kg); Felipe Kitadai (60 kg), Charles Chibana e Luiz Revite (ambos 66 kg) e também Bruno Mendonça (73 kg).
Na última competição disputada por Sarah, o Grand Slam de Paris, a piauiense venceu na estréia a chinesa Qinqin Mo e foi derrotada pela francesa Laetitia Payet nas quartas de final, seguindo para a repescagem, quando venceu, por Ippon, a francesa Armandine Buchard, ganhando uma vaga na disputa da medalha de bronze no ginásio de Bercy. No entanto, a campeã olímpica acabou perdendo para Uranksetseg Mukhbat, da Mongólia, ficando com o 5º lugar na competição.
Fonte: meionorte.com