Nesta quinta-feira (25), a deputada Estadual Juliana Moraes Souza levou o presidente da Agespisa, Antonio Filho, para visitar as comunidades da zona rural de Paraíba que vem sofrendo com o abastecimento de água.
A deputada Juliana acompanhou o presidente em três comunidades que sempre vem sofrendo com problemas de abastecimento. Na comunidade Olho d’água o poço que abastece os moradores é insuficiente para atender a demanda, nessa localidade o presidente afirmou que poderá aprofundar o poço e fazer um sistema para o reservatório, isso em parceria com a prefeitura da cidade que é responsável pelo poço.
Os lideres comunitários de quatro localidades também procuraram o presidente para buscar uma solução para os problemas de falta de água. Nas localidades Prado, Monte Alegre e Cajueiro funciona uma Estação de Tratamento de Água (ETA) que é gerida pelas próprias comunidades que alegaram não terem capacidades de cuidar da estação.
“Temos uma ETA que foi construída pelo INCRA e nós que cuidamos de operá-la, mas não tem nenhum engenheiro ou químico. Também vemos sofrendo com problemas de falta de água que nós dificilmente resolvemos”, explicou o presidente da Associação de Moradores da Prado, Pedro Damião.
O presidente afirmou que poderá entrar em contato com o INCRA e verificar a possibilidade da Agespisa poder assumir a ETA e tentar resolver os problemas da comunidade. Na localidade do KM 16 o presidente sugeriu que fosse analisada a situação e se necessário a perfuração de um novo ou a melhoria do já existente. No Km12 Antonio Filho autorizou que uma equipe de geólogos verificasse a possibilidade da perfuração de um poço.
“Estamos aqui para procurar uma solução rápida para essas comunidades e que possa ser feita dentro da capacidade da Agespisa”, afirmou Antonio Filho.