Até o mês de março deste ano o sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe) deve estar funcionando efetivamente no Piauí. Implantado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o sistema prevê o cancelamento de processos em papel. A partir de agora, os processos devem ser feitos online e acessados por juízes de qualquer computados que tenha o sistema instalado.
Com o uso deste sistema, cerca de 70% do tempo de julgamentos deve ser reduzido. O PJe foi lançado oficialmente em 21 de junho de 2011, pelo então presidente do CNJ, Cezar Peluso. No dia seguinte (22/6), presidentes de tribunais de todo o país participaram de uma apresentação detalhada do sistema e receberam um manual para auxiliar os técnicos na instalação dos software.
O PJe tem como objetivo principal manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho.
Fonte: Meio Norte