Alunos da UFMA desenvolvendo pesquisa no Laborato?rio de Biodiversidade na UESPI de Campo Maior (Foto: Divulgação)
Alunos da UFMA desenvolvendo pesquisa no Laborato?rio de Biodiversidade na UESPI de Campo Maior (Foto: Divulgação)

Um intercâmbio científico – oferecendo estágio para estudantes de outras instituições – está sendo ofertado pelo Laboratório de Biodiversidade do Curso de Biologia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior. O projeto é coordenado pelos professores: Hermeson Cassiano de Oliveira, Lucas Ramos Costa Lima e Tatiana Gimenez Pinheiro.

O Laboratório de Biodiversidade conta com a participação de 11 estagiários que desenvolvem pesquisa nas áreas de botânica e entomologia. Os alunos também tem experiências em centros de pesquisa brasileiros como o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e o Instituto de Botânica de São Paulo. A coleção botânica do Herbário de Criptógamas do campus tem crescido devido a participação dos professores e alunos em projetos de pesquisa em diferentes áreas do Nordeste. Além disso, o herbário tem representação no grupo de pesquisadores que compõem o Programa Antártico Brasileiro.

O Profº Drº. Hermeson Cassiano, é curador da coleção do Herbário de Criptógamas no laboratório do campus e, atualmente, realiza estágio em taxonomia de briófitas com 3 alunos da Universidade Federal do Maranhão- UFMA. “O desenvolvimento de pesquisas em parceria com outras universidades é fundamental para estreitar laços de colaboração entre as instituições e possibilitar a publicação de trabalhos”, comenta o docente. De acordo com ele, uma ampla rede de colaborações é fundamental para o desenvolvimento da pesquisa científica nas instituições brasileiras.

Fonte: CCom