Foto: Valdênia Santos

Ter um ideal de vida dá sentido à existência das pessoas. Frei Francisco Renê Tomaz Bezerra descreve em seu livro “São Francisco – Amante da Pobreza” o ideal de vida de Francisco e Clara de Assis, duas personalidades importantes da história da humanidade cristã.

Na noite desta terça-feira (15), a obra literária foi lançada em Parnaíba, no salão São Francisco. Frades, representantes de movimentos pastorais e devotos prestigiaram o evento realizado pela Paróquia de São Sebastião. “Fico muito feliz por Frei Renê ter ido mais além, ele foi postulante aqui em Parnaíba, no convento São Sebastião, em 2003 e hoje volta aqui para lançar essa obra literária, resultuado de suas pesquisas.”, disse Frei Santos, Guardião do Convento de São Sebastião.

Frei Renê pertence a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na província São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí. Atualmente mora em Uruçuí, sul do Piauí e é Guardião do Convento Frei Damião de Bozzano e é Mestre de Postulantes. Seu contato com o ideal franciscano foi ainda na infância.

O ideal de vida de São Francisco foi dedicar-se aos mais necessitados, um jeito simples e humilde de servir a Deus, que reúne muitos devotos. Antes de referir-se ao modo de vida de Francisco e Clara de Assis, o autor fala sobre a Idade Média, sobre a situação da Igreja no contexto social, político e religioso.

Com a publicação da obra, frei Renê “espera que essas pessoas passem a conhecer mais e vivenciem o ideal franciscano. Lutem pela construção de um mundo mais justo, onde todos possam viver na paz e na fraternidade querida por Deus”.

A verba arrecadada com a venda dos livros será doado para a construção da Capela de Uruçui.