A Secretária de Educação do Estado, Rejane Dias (PT), esteve na manhã desta terça-feira (28/04) no programa Bom Dia Meio Norte e comentou sobre os servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que iniciaram greve na segunda (27).
Para a secretária, uma greve se dá apenas quando não há mais outra forma de serem resolvidos os problemas. “Lamento profundamente pelos alunos, pais e professores que tenham chegado a uma decisão tão extrema”, afirma.
Segundo ela, já houve negociação da Secretaria com os representantes da educação, onde foram acatados os pedidos feitos. “Estamos tomando todas as providencias para que isso não prejudique as aulas”, conta.
O problema principal é o reajuste salarial de 13%, mas segundo Rejane Dias, o máximo que o estado pode oferecer no momento é um aumento de 9%, devido a Lei de Responsabilidade Fiscal.
A secretária afirmou que já encaminhou para a Procuradoria do Estado um comunicado informando sobre a greve, para que essa questão seja avaliada.
Ela falou ainda sobre os planos da Seduc e contou que a meta é construir, pelo menos, mais duas escolas profissionalizantes em Teresina, com apoio do MEC e também por parte do governo.
Fonte: 180graus