Limpeza, reformas e comércio de coroa de flores aquecido marcam vésperas do Dia de Finados
Os cemitérios de Parnaíba têm recebido diversas intervenções para manutenção da limpeza e acessibilidade dos visitantes por conta do Dia de Finados, que será nesta quarta-feira (02/11). É tradição estimulada pelo Catolicismo, principalmente, a visitação aos fiéis defuntos. Um momento importante para quem deseja rememorar e fazer homenagens. A limpeza e data significativa fomentam simples trabalhos de reforma, a exemplo do senhor Antônio Carlos, que faz renda extra.
Contribuindo no embelezamento dos túmulos, com vistas nas homenagens, aos 61 anos de idade a senhora Maria do Socorro Cardoso da Silva, mais conhecida Socorro do Bandeira, confecciona coroas de flores e outros arranjos em sua casa. Antes do Acidente Vascular Cerebral (AVC) conseguia produzir de maio a outubro dois mil artigos. Este ano, apenas um mil. Desde os 10 anos de idade que trabalha neste ramo e vende tudo.
As coroas de flores para muitos estão vinculadas a tristeza; mas são artigos de homenagens e respeito; por isso, tidas como gesto de respeito e admiração ou mesmo reverencia a memória do ente querido homenageado. Sentimentos estes fomentam o comércio tradicional sazonal das coroas de flores e artigos similares como que ganhando espaço no mercado por consequente preferência dos consumidores. A coroa de flores artesanal pode expressar um momento de saudades e também de homenagens.