A região de mar do litoral do Piauí vai passar por uma nova delimitação da linha de praia, por conta das mudanças ambientais. Esta intervenção é uma ação da Secretaria de Meio e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR), juntamente com a Superintendência do Patrimônio da União.
A superintendente, Alinne Castelo Branco Gibson, do Patrimônio da União no Piauí, informou que os mapas serão gerados pelo Centro de Geotecnologia Ambiental e Fundiária da Semar. Disse ainda que a equipe fará uma intervenção entre os dias 17 e 21 de dezembro e retornará no ano seguinte.
A linha de praia trata-se da área coberta e descoberta periodicamente pelas águas, acrescida da faixa subsequente de material detrítico, como areias, cascalhos, seixos e pedregulhos até onde inicia a vegetação; pois aí já é outro ecossistema. Nesta linha de praia não podem ser feitas construções; mas há muitas no litoral do Piauí.
Quanto ao futuro destas construções irregulares será decido pela Justiça, se os proprietários serão indenizados, multados, os imóveis demolidos… A importância da demarcação está na localização precisa de onde podem ser usadas as terras por empreendimentos imobiliários e turísticos nos sessenta e seis quilômetros do litoral do Piauí. Muitos desses empreendimentos se encontram em área proibida.
Por Daniel Santos